Vitória do Brasil e Quênia na 18ª Meia Maratona Internacional de São Paulo

18ª Meia Maratona Internacional de São Paulo: Brasil e Quênia Brilham no Pódio

No último domingo (26), a 18ª Meia Maratona Internacional de São Paulo CAIXA consagrou seus campeões. Assim como no ano anterior, Brasil e Quênia dominaram as primeiras posições nas categorias masculina e feminina. O queniano Nicolas Kosgei conquistou o bicampeonato ao completar o trajeto de 21,09 km, que teve início e término no Shopping Metrô Itaquera, com o tempo de 1h05min33. Ele foi seguido pelo brasileiro Fábio de Jesus Correia, com 1h06min13, e pelo ugandense Moses Kibet, que terminou em 1h07min15.

Brasil e Quênia levam a melhor na 18ª Meia Maratona Internacional de São Paulo

Vitória Feminina para Amanda Aparecida de Oliveira

No feminino, a mineira Amanda Aparecida de Oliveira fez sua estreia na prova e garantiu a vitória. Ela completou a corrida em 1h18min09, trazendo mais um título para o Brasil. Larissa Quintão, também de Minas Gerais, ficou em segundo lugar com 1h21min40, enquanto a paulista Franciele Monalisa dos Santos Firme marcou 1h25min57, garantindo a terceira posição.

Evento Conquista a Zona Leste

Esta edição, que aconteceu pela terceira vez na Zona Leste, demonstrou novamente a força da Meia Maratona Internacional de São Paulo, atraindo milhares de corredores nacionais e internacionais. As condições climáticas amenas foram favoráveis para os participantes das três distâncias: 21,09 km, 10 km e 5 km, desafiando o percurso em Itaquera.

Disputa Masculina Intensa

Na competição masculina, os favoritos Kosgei, Fábio e Moses destacaram-se. Após correrem juntos por um trecho, Kosgei, com 31 anos, conseguiu se distanciar de Fábio a partir do km 11, mantendo-se à frente até o final e garantindo o bicampeonato.

O bicampeão Nicolas Kosgei comentou sobre o percurso e expressou sua satisfação com o resultado, que também servirá como preparação para a Maratona Internacional de São Paulo, programada para abril. “A corrida foi boa e, por algum tempo, corri ao lado do Fábio. Mas estava bem preparado e consegui impor um ritmo mais forte para vencer. Ter corrido no ano passado acabou ajudando e, por isso, mesmo com um percurso de subidas e descidas, para mim, foi ok. Agora estou me preparando para a Maratona Internacional de São Paulo,” afirmou.

Fábio destacou o bom início de temporada. “Muito feliz por entrar o ano com esse resultado tão importante. A prova foi pesada e com adversários fortes, mas fui para cima e buscando o meu melhor, como sempre faço. A partir do km 11, ele atacou e não consegui acompanhar. Mas foi muito bom”, afirmou o corredor baiano.

Amanda Aparecida Domina no Feminino

No feminino, Amanda teve mais facilidade. Mesmo tendo iniciado a prova ao lado da queniana, no km 3 ela conseguiu se distanciar, alcançando a chegada com mais de três minutos de vantagem sobre a segunda colocada, sua conterrânea Larissa Quintão.

“Começar o ano vencendo é muito bom. Superei meus limites e meus desafios e estou muito feliz pela conquista, pois é a distância de que mais gosto. O percurso e o clima ajudaram muito nessa vitória. Só tenho a agradecer à organização e ao apoio da minha família e apoiadores”, declarou a vencedora de 2024.

[**+ Siga o Webrun no Instagram!**](https://www.instagram.com/webrun_/)

[**+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!**](https://materiais.ticketsports.com.br/app?origem=WEBRUN&campanha=CROSS)

Organização e Patrocínios

A 18ª Meia Maratona Internacional de São Paulo CAIXA foi organizada pela Yescom, com apresentação da Movida e patrocínio de empresas como CAIXA, Shopping Metrô Itaquera, Assaí, RVB, entre outras. O evento contou com apoio da Prefeitura de São Paulo e supervisão da Federação Paulista de Atletismo (FPA) e da CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo.

Resultados 2025 – Elite

Masculino

  1. Nicolas Kiptoo Kosgei (QUE), 1h05min33
  2. Fabio Jesus Correia (BRA), 1h06min13
  3. Moses Kibet (UGA), 1h07min15
  4. Melquisedeque Messias Ribeiro (BRA), 1h09min06
  5. Renilson da Silva (BRA), 1h11min24

Feminino

  1. Amanda Aparecida de Oliveira (BRA), 1h18min09
  2. Larissa Marcelle (BRA), 1h21min40
  3. Franciele Monalisa dos Santos Firme (BRA), 1h25min57
  4. Ruthe Jepkemoi (QUE), 130min16
  5. Rosilene Costa de Souza (BRA), 1h33min25

10 km

Masculino

  1. Claudinei Cirqueira (BRA), 36min29

Feminino

  1. Janaina Cachetti (BRA), 44min34

5 km

Masculino

  1. Kaue Domingues (BRA), 16min33

Feminino

  1. Emille Santos (BRA), 19min57

Fonte: https://webrun.com.br/brasil-e-quenia-levam-a-melhor-na-18a-meia-maratona-internacional-de-sao-paulo/